Radiações Não Ionizantes e as Principais formas de exposição e seus efeitos à saúde

A radiação não ionizante é uma modalidade de radiação de baixa frequência e baixa energia, também denominada de campo eletromagnético, que se propaga através de uma onda eletromagnética, constituída por um campo elétrico e um campo magnético, podendo ser provenientes de fontes naturais e não naturais.

Os dois principais subtipos de campos eletromagnéticos são:

  • Eletromagnéticos de frequência extremamente baixa: Ondas de rádio – oriundos da rede elétrica e dos equipamentos elétricos e eletrônicos
  • Radiofrequência/micro-ondas: Telefones celulares e sem fio, antenas de telefonia celular instaladas nos aparelhos móveis e nas torres, radares e transmissões de rádio e TV, luz elétrica, torres de transmissão e distribuição elétrica, fiação elétrica em construções, equipamentos que emitem radiação infravermelha, redes Wi-Fi.

Formas de exposição

No trabalho: Os trabalhadores podem ser expostos a campos eletromagnéticos de frequência extremamente baixa, se trabalharem próximos de sistemas elétricos que utilizam grandes potências como geradores ou cabos de força, variando conforme a potência do campo eletromagnético, da distância do trabalhador em relação à fonte e do tempo de exposição. As maiores exposições ocorrem entre os soldadores e eletricistas.

Ambiental: Todos nós somos expostos a radiação não ionizantes, sejam elas por meio de fontes naturais ou produzidas pelo homem.

Principais efeitos à saúde

A exposição aos campos não ionizantes não são um fenômeno recente, embora a exposição não natural tenha aumentado no século XXI em função das demandas por eletricidade, aprimoramento tecnológico e mudanças no comportamento social. Quanto maior a intensidade do campo magnético externo maior a circulação de corrente no interior do corpo humano. Tanto os campos elétricos como magnéticos podem, quando suficientemente intensos, produzir estimulação em nervos e músculos ou afetar outros processos biológicos.

As evidências sugerem que a exposição crônica à radiação não ionizante de baixa frequência e fontes de campos eletromagnéticos de frequência extremamente baixa pode aumentar o risco de câncer em crianças e adultos.

Fonte: https://www.inca.gov.br/exposicao-no-trabalho-e-no-ambiente/radiacoes/radiacoes-nao-ionizantes

Saiba mais sobre nossos produtos, clique aqui:
Bloqueador Quântico De Radiação Para Celulares/Tablets  e se proteja dos riscos e problemas que algumas radiações podem vir a causar na sua saúde e na saúde de sua família! 
MHR Ecoturb Life a tecnologia que leva vida onde ela chega.

1 comentário em “Radiações Não Ionizantes e as Principais formas de exposição e seus efeitos à saúde”

  1. Pingback: O que faz a Tecnologia MHR Ecoturb ser Única no mundo – EcoTurb Life

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dúvidas? Chame no WhatsApp.
Rolar para cima