Fale conosco

Radiações Ionizantes e as Principais Formas de exposição e seus efeitos à saúde

As fontes naturais da radiação ionizante são os raios cósmicos e os radionuclídeos provenientes da crosta terrestre, encontrados em locais como no solo, nas rochas, nos materiais de construção, na água potável e no próprio corpo humano. 

Em relação à exposição às radiações por fontes naturais, o radônio merece destaque. Trata-se de um gás natural que tende a se concentrar em ambientes fechados como minas subterrâneas, residências ou locais de trabalho. Uma vez inalado, o radônio é depositado no trato respiratório e está associado ao câncer de pulmão, sendo a segunda causa deste depois do tabagismo. Uma forma de se proteger é a manutenção de ambientes ventilados, evitando a concentração desse gás.  

Fontes não naturais, ou produzidas pelo homem, de radiações ionizantes são comumente encontradas nos cuidados em saúde (raios-x, tomografia computadorizada e radioterapia) e na geração de energia (usinas nucleares). 

O risco de câncer proveniente dessa exposição depende da dose, da duração da exposição, da idade em que se deu a exposição e de outros fatores como, por exemplo, a sensibilidade dos tecidos frente aos efeitos carcinogênicos da radiação

Formas de exposição

No trabalho: Indivíduos que trabalham na indústria nuclear ou em torno de equipamentos que emitem radiação (instituições médicas ou laboratórios); trabalhadores em minas subterrâneas de hematita, pela exposição ao radônio.

Ambiental: Todos nós somos expostos a diferentes intensidades de radiação que inclui aquelas provenientes de fontes naturais ou produzidas pelo homem.

Principais efeitos à saúde

Efeitos agudos: Náuseas, fraqueza, perda de cabelo, queimaduras na pele ou diminuição da função orgânica. Pacientes tratados com radiação frequentemente experimentam os efeitos agudos, devido à exposição em altas doses.

Efeitos crônicos: A radiação pode causar alterações no DNA. O câncer também é considerado um efeito da exposição à radiação, já tendo sido observadas as associações conforme o quadro a seguir:

Fonte: https://www.inca.gov.br/exposicao-no-trabalho-e-no-ambiente/radiacoes/radiacoes-ionizantes

Saiba mais sobre nossos produtos, clique aqui:
Bloqueador Quântico De Radiação Para Equipamentos e se proteja dos riscos e problemas que algumas radiações podem vir a causar na sua saúde e na saúde de sua família!
MHR Ecoturb Life a tecnologia que leva vida onde ela chega.

Valmeron Martins

Valmeron Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sumário

Conheça nossa loja

Título do slide 1
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor
Clique aqui
Título do slide 2
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor
Clique aqui

Compartilhe esse post

Posts Relacionados